-->

Translate

domingo, 10 de março de 2013

Psicologic Terror


"Terror ou horror psicológico é um gênero de ficção desmembrado do horror. A diferença é que no horror padrão o medo é derivado do sentimento de nojo e repulsa ao sangue e à violência, enquanto no psicológico o temor é gerado a partir da vulnerabilidade da mente humana à alguma situação ou alguma sensação desconfortável psicologicamente, geralmente por uma situação implícita.

Em filmes há grandes exemplos de horrores psicológicos como O Sexto Sentido, O Chamado, O Amigo Oculto, Os Outros, Ilha do Medo, O Quarto do Pânico e Passageiros. Nos jogos de videogame pode-se citar o pioneiro Silent Hill, Alan Wake, Resident Evil,Fatal Frame, Slender, Rule of Rose, The Lost Crown e Amnesia: The Dark Descent um outro jogo do mesmo estilo."

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Terror_psicol%C3%B3gico

Vamos aos exemplos:



Quem já assistiu a algum programa do Mr Rogers, com certeza, não consegue imaginar este tipo de situação. Porém, existe uma manipulação psicológica utilizada no programa, algo que acabou sendo banida nos anos 90 e crucificada até hoje..

As mentes das crianças são facilmente influenciadas pelos adultos, motivo pelo qual apelos comerciais são condenáveis, quando se mantém uma linguagem direta com as mesmas.  

E isso também se mantém em todos os gêneros.

Mas e quanto aos adultos?

O terror psicológico nada mais é do que a manipulação das fraquezas de nossa mente, como uma armadilha. Nosso cérebro utiliza de nossas experiências para interpretar situações. Em muitos momentos, antes das repostas chegarem ao nosso consciente, nosso subliminar tem um cenário desenhado e previsto. Se algo ocorrer fora deste padrão, nosso cérebro para e inicia se cálculo "novamente".

Nossas experiências variam a cada pessoa, e por isso, o tempo de reação e resolução varia muito.

O intervalo para o "restart" é o que chamamos de susto. 
Hoje, se mantém ainda, a regra do apelo direto ao público, mesmo para os adultos. E é por este motivo, que hoje em dia, os filmes parecem não ter a mesma graça, principalmente os de terror.
Claro, tudo tem seu preço, e algumas campanhas, mesmo atualmente, utilizam-se de uma gama de apelos subliminares, principalmente sexuais, para vendas de produtos.

Agora chega de papo, segue abaixo alguns exemplos de jogos "indie" de terror psicológico, para apreciação do medo..

SCP-87
The Corridor
Hide


Mas tarde falarei sobre SCP's..
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Terror psicológico, é o melhor de todos. Ótima escolha de post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Cindy!

      A idéia inicial do blog era tratar unicamente deste assunto, misturado com doenças e distúrbios mentais da sociedade.. Só que eu tinha, também, que compartilhar o que eu havia aprendido.. Meu foco aqui é trazer tudo o que vocês não faziam idéia, mas que, de alguma maneira possa acrescentar na forma com que vocês vêem o mundo lá fora.. Obrigado por acompanhar o blog!

      Um abraço!

      Excluir
  2. Otimos post's me interesso mto por psicologia sabe aquele momento qm que alguem fala uma frase e vc parece sentir estar na pela dela sabendo talvez o que levou ela falar tal coisa....ou o motivo profundo mensagem subliminar q so vc percebeu .antes de cair nela nn consigo ser enfluenciado mais por nada nn.sei pq.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei..
      Você esta adormecido pelo seu cérebro.
      Sua capacidade do medo foi retirada como forma de defesa, afim de não se impactar com qualquer coisa.
      Utilizou de estímulos constantes durante sua juventude, como filmes de terror e violência/moléstias.
      Agora, as atividades subliminares estão acumulando em sua mente..

      No momento ideal, explodirá em surtos, assim como um copo transbordando em baixo d'agua.
      Matará todos a sua volta, sem piedade..

      Esta é a praga do dia.. Brinks!

      Continue acompanhando!
      Pretendo em breve colocar mais conteúdos subliminares, jogos e simulações de terror psicológico.

      Obrigado por nos visitar.
      Um abraço!

      Excluir