-->

Translate

quinta-feira, 14 de março de 2013

Sinestesia e Cinestesia

"Há certa confusão em relação aos termos sinestesia e cinestesia: o segundo termo (cinestesia) refere-se ao sentido muscular, a um conjunto de sensações que nos permite a percepção dos movimentos (Michaelis, 1998); o primeiro termo (sinestesia) refere-se a uma sensação secundária que acompanha uma percepção, ou seja, uma sensação em um lugar originária de um estímulo proveniente de um estímulo de outro (Michaelis, 1998 e Dorsch, 1976). Portanto, é importante termos em mente que o termo sinestesia (..) não se restringe à percepção do movimento e suas propriedades (peso e posição dos membros), mas engloba um conjunto geral de percepções e sensações interligadas por processos sensoriais."

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sinestesia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Propriocep%C3%A7%C3%A3o

Para simplificar:
"A sinestesia é uma condição neurológica benigna em que o indivíduo associa impressões percebidas por sentidos diferentes.
Há casos, por exemplo, em que a pessoa associa cores a palavras. Outras associam cores a números ou letras, ou sentem gostos quando tocam objetos."

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL715240-5603,00.html
Ex:
Exemplo ridículo, apenas para entender a associação..

Eu assisti a mais ou menos 2 anos, uma reportagem do Globo Repórter, sobre seres humanos com supostos super poderes.

Na maioria dos casos, a "charlatonisse" era obvia. Mas uma coisa me intrigou muito.
Havia um homem que, ao se aproximar e encostar nas pessoas, conseguia sentir o que elas sentiam. Isso no principio..

De acordo com o mesmo, ao passar dos anos, começou a sentir fortes dores, que  não eram possíveis de diagnosticar pelos médicos da região onde morava. 
Por favor, não pergunte-me onde era, pois não consigo lembrar nem o nome da reportagem..

O caso é que, com o tempo, o mesmo entendeu o que seriam estas dores. Elas estavam relacionadas a parentes próximos, que estavam sofrendo dos mesmos sintomas, porém, eles tinham doenças relacionadas às mesmas dores, estas futuramente diagnosticadas.

Com o tempo, estas coincidências, acabaram sendo confirmadas também em moradores próximos à sua residência, com quem havia tido contato.

Este "Sr" se transformou em uma espécie de diagnóstico humano, atendendo a curiosos e a quem lhe pedia ajuda, sem cobrar nenhuma recompensa.

E isso é sinestesia? Quase..

Na verdade, acredito que isto tenha relação com uma série de fatores acumulados..
Não temos muito tempo, hoje em dia, então evoluímos para diagnósticos  rápidos e para um maior entendimento mútuo.

Infelizmente, nem todos somos escolhidos para a evolução. A natureza cria uma perversão, com essa história de que só os fortes sobrevivem, claro que força nem sempre está relacionada a músculos.

Pois bem, a super sinestesia está relacionada a um pouco disto, misturada com uma maestria evolutiva de todos os sentidos.

Sentimos gosto ao sentir cheiro..
Vemos cores também..


Isso é apenas um teste dos seus "sensores". 
Se estiver tremendo é porque eles estão bem.


Para muitos isso já é passado..









Nenhum comentário:

Postar um comentário