-->

Translate

sábado, 30 de março de 2013

Zona Abissal x Hadal



Zona Abissal

"Zona abissal ou abisso-pelágica é a camada da zona pelágica compreendida entre os 4.000 m de profundidade e o leito oceânico. Na biologia marinha, o termo se refere ao ecossistema situado na região mais profunda dos oceanos, ou planícies abissais, para além do assoalho oceânico, onde o leito oceânico situa-se a uma profundidade entre 6000 e 11000 metros, onde a luz do Sol jamais chega e a pressão chega a atingir 11 000 psi.

Estas regiões representam 42% dos fundos oceânicos, habitat onde vivem poucos seres vivos, em razão da pobreza de nutrientes e baixa temperatura. Nessas regiões é que se situam as fossas abissais que são regiões mais profundas ainda.

Os seres vivos que habitam este ecossistema chamam-se seres abissais e são dotados de adaptações especiais àquele ambiente. A ordem de peixes Lophiiformes é um exemplo de organismos abissais."

Zona Hadal

"Em biologia marinha, chama-se zona hadal, zona hadopelágica ou andar hadal ao ecossistema das fossas abissais, com mais de 6.000 m de profundidade. Trata-se da camada mais inferior da zona pelágica, abaixo da zona abissal.

É o domínio dos seres abissais.




Condições físicas na zona hadal

A falta de luz e a intensa pressão criam condições de vida hostil. Por exemplo, no fundo da Fossa das Marianas, a 11 000 m de profundidade, a pressão atinge 1100 atmosferas."




Devido a alta pressão existente (Pode chegar a 11.000 PSI. Pra quem calibra pneu de bike à 30 PSI parece bastante..), a estrutura da fauna neste lugar é de extrema rigidez. Quem nunca viu filmes de monstros gigantescos, que submergem para afundar navios ou somente matar algumas pessoas? Bom, estes seres são reais nesta profundidade e a boa notícia é que a baixa pressão da superfície os mataria em segundos \o/...

Vamos ver o que tem por lá??














Existem muitas especulações sobre o que realmente existe na zona Hadal, abaixo da Abissal. É uma área de extrema dificuldade, pois ainda não temos a tecnologia adequada para navegar com tanta pressão.

Parece absurdo ser mais difícil explorar o nosso mundo do que navegar entre as galáxias.. mas é o que parece..

O filme "O segredo do abismo" fala sobre uma teoria..



O que vocês acham?

Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Nossa adorei o post, todos os dias venho visitar o blog ! continue postando mais ! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por acompanhar!
      Fique a vontade para comentar e sugerir.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Parabéns, descobri este site e não paro mais de visitar, muito bom

    ResponderExcluir